quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

1, 2, 3 ... Obrigada =)

Começo por agradecer a todos pelas vossas amáveis palavras. Gostei muito de as ler e fiquei muito contente.
Tive um dia muito especial com os meus amigos e família.

Adorei o "post" anterior, que a minha Mãe me dedicou, por essa razão quero agradecer-lhe com esta frase que lhe dedico "O Amor de uma Filha não tem limites" =)

Deixo aqui a foto do bolinho que a minha Mãe me fez para eu partilhar com os meus amigos. A receita é a mesma que do bolo anterior pois é deliciosa.


Mais uma vez agradeço a todos com beijinhos bem apertadinhos...

1, 2, 3 ... Obrigada

segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

3, 2, 1 ... É Hoje o Dia !!!

3, 2, 1 .... É Hoje, é hoje!!! A minha filha fala neste dia à pelo menos 2 semaninhas... No ultimo domingo começou a contagem decrescente ...
Há 9 anos atrás a minha filha fez-me a pessoa mais feliz do mundo. Ela chegou linda e  perfeita e a primeira vez que a vi foi ao colinho do Pai, que se recusava em deixa-la, de tão feliz  e "babado" que estava. 
A Margarida não deu trabalho nenhum a nascer, veio simplesmente ao mundo em menos de 20 min. Deixava os Pais dormir 7 horas seguidas a partir dos 15 dias. Foi crescendo sem grande trabalho e sempre com muita alegria. Hoje é uma companheira, adora conversa, os amigos e principalmente a família. Para quem a conhece sabe que eu não estou a exagerar... A
Margarida é assim... uma criança linda, alegre, brincalhona e muito feliz... É o nosso Orgulho, é a minha Vida.

Muitos Parabéns minha Filha. Que a Vida te sorria sempre, que te encha de felicidade e te traga muito amor e saúde é o que a tua Mãe mais te deseja. Beijos grandes e muito apertadinhos.

__________________________

A Margarida vive este dia com uma enorme alegria , emoção, excitação e expectativa... É a festa com os amigos, a festa com a família, os bolos que os pais fazem sem ela ver ... e por fim as prendas que recebe, seja qual for é um verdadeiro delírio.
Por essa razão a receita do post de hoje não é mais que o bolo. Este é sempre imaginado com umas semaninhas de antecedência ... A cor, o feitio, o tema ... todo isto é estudado ao pormenor =)

Este foi o bolo escolhido para festejar  com os amigos. Este ano fizemos uma festa em conjunto com mais dois amigos da escola. Por isso o tema foi simplesmente "O bolo torto dos 3 amigos" nada mais que isto... 




Bolo de Chocolate

Ingredientes
8 ovos
280 g de açúcar
200 g margarina
200 g farinha
200 g de chocolate em barra
2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação
Bimby - Coloque a borboleta nas lâminas, os ovos e o açúcar e programe 6 min, vel3. Entretanto derreta o chocolate e a margarina, nós fazemos no micro ondas. 
Quando terminar junte o chocolate e a margarina derretidos e programe 20 seg, vel 3. Quando faltar 5 seg, junte as colheres de fermento em pó. Por fim adicione a farinha e bata 3 seg, vel 3. Volte a repetir esta operação.
Deite numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno pré aquecido a 180º.

Depois de cozido, desenforme deixe arrefecer corte ao meio e recheio-o com ganaché.

Ganaché
Ingredientes
200 g de chocolate em barra
200 g de natas

Preparação
Coloque as natas no copo e programe 3 min, temp 90º, vel 3. Junte o chocolate partido e deixe repousar um pouco. Depois programe 3 min, temp 40º, vel 6.
Deixe arrefecer um pouco antes de rechear o bolo.

Notas:
Este bolo foi coberto com pasta portuguesa de diversas cores.

Fonte:
Foi adaptada de uma receita que me foi dada pela ana




quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011

A Delicia Reencontrada ...

Este bolo é uma verdadeira delicia ... Muito simples e fica sempre com uma óptima apresentação.
A história deste bolo em minha casa (mãe carolina) tem algum tempo. Este era um dos únicos bolos de pastelaria que eu comia em pequena, a par com os palmiers recheados. Com o passar dos anos comecei a gostar de outros bolos mas estes eram sempre os eleitos para acompanhar o café.
Passado longos anos, a vida levou-me a Águeda onde descobri uma pastelaria que fazia este bolo mas em grande, tal e qual como eu apresento aqui... Todos os aniversários e dias especiais em casa dos meus pais, eu ia munida de um bolo destes para a festa. Quando deixei de morar em Águeda, estes bolos desapareceram da mesa das festas, para desgosto do meu Pai, que não é doceiro mas gosta muito destes bolos.
A vida voltou a dar voltas e anos depois deparei-me com esta receita que a paulucha publicou no forumbimby. Da leitura da receita há possibilidade de fazer este bolo foi um passo. E assim este bolo passou a ser presença assídua nas festas e ocasiões especiais, principalmente nos aniversários do meu pai.


Ovos Moles
Ingredientes
10 gemas
310 g de açúcar
190 g d água

Preparação
Bimby - Para fazer o ponto de pérola, coloque no copo a água com o açúcar e programe 15 min, temp varoma, vel 2.
Numa taça à parte, desfaça as gemas, e quando terminar os 15 min, junte em fio um pouco da calda de açúcar, mexendo sempre para não cozerem, ou então deixe arrefecer um pouco a calda antes de juntar às gemas.
Em seguida, coloque a borboleta e programe 5 min, temp 100º, vel 1 e ½. Quando terminar o tempo, volte a ligar a máquina 1 min, sem temperatura, retirando o copo medidor do bocal para que arrefeça. Retire do copo imediatamente.

Nota
Os ovos moles não são uma receita básica, mas requerem já alguma prática, pelo que é necessário ir espreitando pelo buraco da tampa para ir vendo se é necessário aumentar ou diminuir a velocidade, assim como dar mais tempo para ficar com os ovos moles ao seu gosto. Com a experiência vamos ganhando sensibilidade. O importante é nunca desistir.

Delicia Folhada
Ingredientes
3 embalagens de massa folhada rectangular (lidl)
Ovos moles (a receita em cima dá perfeitamente)

Preparação
Abra a massa folhada e corte ao meio de forma a ficar com dois rectângulos. Leve ao forno e deixe folhar até ficar ligeiramente dourada (para ficar crocante ao trincar). Repita para 4 placas de massa (2 embalagens).
Com a ultima embalagem faça a parte superior do bolo. Abra a massa folhada e corte ao meio, obtendo assim 2 rectângulos. Num dos rectângulos coramos em tiras horizontais de mais ou menos 1 cm, no outro rectângulo cortamos tiras verticais com a mesma espessura. Depois é só tecer as tiras de forma a obter um encanastrado regular. Levar ao forno até ficar dourado.

Montagem do bolo
Coloque uma placa folhada num prato de servir. Barre uma outra placa de massa folhada na parte inferior com ovos moles e coloque por cima da primeira placa. Repita a operação até acabarem as placas inclusiva a encanastrada. Reserve sempre um pouco de ovos moles para barrar a laterais do bolo. 
Por fim é só polvilhar com açúcar em pó e servir.


Notas
O encanastrado pode parecer de difícil execução, mas é muito simples mal se encarreire. Pode passar por aqui para ver melhor como se faz.

Fonte
Caderninho de receitas da paulucha, forumbimby

terça-feira, 4 de Janeiro de 2011

Rabanadas ou .... Fatias Douradas

Este ano ainda não tínhamos feito as famosas "Rabanadas" e como o Natal está a chegar ao fim ou se faziam agora e ainda tinham este nome ou fazia-se mais tarde e passariam a chamar-se "Fatias Douradas"...
Hoje Mãe e Filha arregaçaram as mangas e lá saíram as ditas rabanadas para a sobremesa. E estas são mais saudáveis ... foram feitas no vapor e no forno, nada de fritos, e ficam perfeitas, sabor igual.

Rabanadas ou Fatias Douradas


Ingredientes
500 g de leite
70 g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
1 baguete (pão branco) duro
2 ovos (ou mais)
750 g de água
8. colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de canela

Preparação
Bimby -   Coloque a borboleta na lâmina, o leite, o açúcar, a raspa de limão e o pau de canela no copo e programe 12 min, temp 100, vel  1. Deite esta mistura num recipiente e deixe arrefecer até ficar morna.
Entretanto corte o pão em fatias com mais ou menos 2 cm. Bata bem 2 ovos.
Molhe a fatia de pão no leite de forma a embeberem o leite mas não em demasia, passe pelo ovo batido e coloque-a num quadrado de película aderente. Embrulhe a fatia e coloque-a na varoma. Repita este processo até todas as fatias estarem embrulhadas.
Deite água no copo, coloque a varoma e programe 25 min, temp Varoma, vel 1.
Entretanto pré aqueça o forno a 250ºC. Prepare um prato com a mistura do açúcar e a canela e reserve.
Quando terminar abra cuidadosamente os embrulhos e envolva as fatias com o açúcar reservado. Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal e leve ao forno até ficarem douradas. Se quiser pode virar para dourar do outro lado.


Nota:
Se for necessário bata mais um ou dois ovos para envolver bem as fatias.

Fonte:
Esta receita é do livro "A todo o vapor" da Vorwerk, no entanto a primeira vez que a vi foi através do caderninho de receitas da elsaclaro do blog A Cozinha da Elsa

domingo, 2 de Janeiro de 2011

Bolachas e bolachinhas - 3 receitas

As receitas que apresentamos são as 3 que escolhemos para fazer as bolachas de Natal, este ano.

Crescentes de Amêndoa



Ingredientes
150 g de margarina 
150 g de açúcar
2 gemas
125 g de amêndoas
250 g de farinha com fermento

Preparação
Bimby - Comece por ralar as amêndoas até ficarem em farinha, 20 seg, vel 5-7. Reserve.
Coloque a margarina, as gemas e o açúcar no copo, 2 min, vel 4. Junte a amêndoa e a farinha, 20 seg, vel 6.
A massa tem de ficar moldável, caso ache que ainda não se encontra no ponto certo, junte mais um pouco de farinha.
Estenda a massa e com os cortadores corte as bolachas ou molde a massa em forma de meias luas e leve ao forno em tabuleiro untado e polvilhado de farinha, ou forrado de papel vegetal, cerca de 10/15 min, até estarem louros e cozidos.

Nota:
Modificamos um pouco a  receita original, conforme os conselhos da autora.

Fonte:
Caderninho de receitas da nossa querida amiga gisa, tirado daqui.

Bolachinhas de Leite


Ingredientes:
125 g açúcar
125 g margarina
1 dl. leite
375 g farinha
uma pitada de Sal
Canela qb

Preparação:
Bimby - Coloque o açúcar, a margarina e o sal no copo e programe 3 min., temp 37º, vel 4. Acrescente o leite, a canela e a farinha e programe de novo 1 min, vel. 4
Estenda a massa e com os cortadores corte as bolachas. Leve ao forno em tabuleiro untado e polvilhado de farinha, ou forrado de papel vegetal, cerca de 10/15 min, até estarem louros e cozidos.

Nota:
Modificamos um pouco a preparação da massa em relação à receita original.

Fonte:
Caderninho de receitas da BimbaMaria, do Fórum Bimby.

Bolachas de Natal

 
Ingredientes:
1 ovo
1 gema de ovo
1 chávena de chá (200 g) de açúcar
180 g de manteiga à temperatura ambiente
4 chávenas de chá (500 g) de farinha
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de sopa de água
2 colher de sopa (30 g) de farinha custard
Compotas - eu usei de frutos vermelhos

Preparação:
Bimby - Colocar o açúcar, a farinha e a farinha custard e programar uns seg, na vel 5-7-9. Juntar os ovos, a essência de baunilha, a agua morna, a margarina em pedaços e misturar na vel 3 a 5. Se for necessário (a nós foi) retirar a massa para uma tigela e voltar a colocar na bimby e programar mais um tempo na vel 3 a 5. Até estar bem amassada. Nós terminamos de juntar na banca. Colocar no frigorífico (se necessário) umas 3 horas.
Estender a massa e cortar com cortadores. Se usar diferentes não esqueça que tem de fazer aos pares.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º.
Retire e deixe arrefecer. Depois é só casar com o doce que escolheu e saborear com um bom chá...

Fonte:
Caderninho de receitas da Filipa do blog Receitas da Filipa