domingo, 30 de outubro de 2011

Tarte da Margarida ... mas do figolampo =)

A minha primeira tarte salgada foi feita este verão. Assim que a vi no blog da Margarida fiquei logo com vontade de a provar. A minha Mãe andou pela cozinha a rondar mas eu não precisei da ajuda (só mesmo para por a tarte no forno e fatiar as curgetes).
Achei um máximo alourar as curgetes e elas sabem tão bem como batata frita... Houve umas que nem viram a tarte, foram logo "roubadas" =) 

Espero que gostem... nós adoramos. Obrigada Margarida!!!
Tarte Rústica de Curgetes


Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite
1 curgete finamente fatiada (usamos uma muito grande)
500g de queijo requeijão
4 ovos
1 mão cheia de folhas de manjericão picadas
50g de queijo parmesão ralado
1 dente de alho esmagado
1 base de massa folhada refrigerada, 
pimenta preta
noz-moscada

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Coloque uma colher de sopa de azeite numa frigideira e aloure as fatias de curgetes durante cerca de 5 minutos.
Numa tigela misture o requeijão, os ovos, o manjericão, metade do parmesão, o alho, sal, noz-moscada e pimenta.
Abra a massa folhada e coloque-a no tabuleiro do forno. Espalhe a mistura de requeijão sobre a massa, deixando um rebordo com cerca de 4cm. Disponha as fatias de curgete sobre esta mistura pressionando ligeiramente. Polvilhe com o restante queijo parmesão. Dobre o rebordo da massa para dentro, sobre o recheio, e pressione ligeiramente. Leve ao forno por 30 minutos aproximadamente.


Nota: 
Como não encontramos ricotta por aquelas bandas, aceitamos a sugestão da Margarida e mudamos para requeijão. Mais tarde provamos a verdadeira receita e achamos bem melhor, por isso sugerimos uma visita pela receita original

Fonte:
Esta receita foi retirada do caderninho de receitas da nossa amiga Margarida - figo lampo

domingo, 23 de outubro de 2011

Salada de Figo, Framboesa e Presunto

E como não só de doces vive o Homem, hoje trazemos uma saladinha para este primeiro dia de outono. É uma salada que cheira a fim de verão, mas que de tão boa que é, apetece comer a qualquer dia do ano =)


Foi uma ótima surpresa esta salada, uma vez que eu não gosto muito de misturar fruta com o sabor salgado. Mas esta mistura foi aprovada por todos até pelo meu maninho que não combina com este tipo de saladinha.


Salada de figo, framboesas e presunto


Ingredientes
150 g de alface (mistura de folhas de beterraba e rúcula)
6 figos maduros, partidos ao meio
150 g de framboesas
8 fatias de presunto

Molho
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico tradicional
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Disponha a alface numa saladeira grande, junte as metades de figos (em alguns cortamos em quartos e tiramos a pele), as framboesas e o presunto. Misture delicadamente e transfira para uma travessa.
Para o molhe, misture o azeite com o vinagre balsâmico. Regue a salada com o molho e sirva.

Nota:
Não utilizamos a mistura de folhas de beterrabas e rúcula, porque nós este verão decidimos consumir o que tínhamos na horta, por essa razão usamos a alface que se plantou e que íamos buscar sempre que necessitávamos de alguma.

Fonte:
Esta salada foi retirada do livro “200 receitas de saladas” de Alice Storey

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1º aniversário - Frangipane Tart




Hoje estamos em festa!!! O nosso caderninho faz 1 ano!

Com este ano aprendi imensas coisas ligadas à arte da culinária. Conheci novas pessoas do mundo virtual, ligadas a Blogues de culinária. Alguns blogs eu já conhecia e seguia as suas receitas, outros comecei a seguir.

Participei num workshop, numa viagem ao Algarve e num piquenique especial.

Mas o melhor de isto tudo é que há um ano eu simplesmente ajudava a minha mãe e agora preparo uma refeição sozinha ou com muito pouca ajuda.

Para festejar este aniversário escolhemos uma receita que  fizemos  no verão e gostamos tanto, tanto que fizemos duas vezes.

Parabéns caderninho!!!

São servidos de uma fatia e brindar connosco o primeiro ano? Bem vindos a todos!!!

 Frangipane Tart  


Ingredientes
Massa
375g de farinha de trigo
50g de açúcar 
200g de manteiga
1 ovo

Frangipane
125g de manteiga
125g de açúcar de confeiteiro
2 ovos
1 gema de ovo
125g de miolo de amêndoa
25ml de Run ou licor de noz

Amoras, morangos e framboesas frescas

Preparação
Bimby - Comece por fazer a massa. Coloque a farinha, o açúcar e a manteiga no copo e pressione o botão turbo várias vezes até obter uma farofa grossa. Adicione o ovo e programe 20 seg, vel 4. Retire a massa forme uma bola, envolva em película transparente e coloque na frigorífico durante uma hora.
Após a  massa repousar, polvilhe a banca com farinha e estenda metade da massa até 3-4mm de espessura. (pode congelar a restante massa até 4 semanas). Forre uma tarteira com fundo amovível com a pasta que estendeu e coloque no frigorífico.
Faça o creme do frangipane, colocando a manteiga e o açúcar no copo e bata na vel 3, até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione os ovos e a gema pelo bocal, um de cada vez e continue a bater na mesma velocidade até ficar um creme homogéneo. Junte o miolo de amêndoa e o rum e bater mais 10 seg, vel. 3.
Para o frangipane creme, a manteiga e o açúcar em uma batedeira até ficarem esbranquiçadas e fofas.
Retire a tarteira do frigorífico e deite o creme por cima. Disponha as bagas (amora, morangos e framboesas), pressionando levemente  na mistura.
Leve ao forno 180º, por 30-35 até ficar dourado e cozido.






Notas:
Deve utilizar frutos frescos, pois se forem congelados podem deitar agua em demasia ao creme e estragar. Se estiver com pressa pode usar uma base de massa arreada comprada.
As fotos são de duas tartes diferentes. 

Fontes:
Esta receita foi retirada do Masterchef e é do chef Matt Moran