Há uns tempos atrás, receitas para a bimby não eram muito fáceis de encontrar em português. Lembro-me que quando comprei a minha, modelo antigo T21, e como não gostava da maioria das receitas do livro antigo só fazia o básico: leite creme, sopas e algumas massas pois tinha o livro de massas. Não me aventurava a fazer mais nada. Tinha receio de deitar comida para o lixo e assim me deixava andar. Até um dia o meu marido me sugerir a procurar na internet receitas. Na procura de ideias acabei por descobrir o fórum petiscos que tinha uma secção de receitas para a bimby e que mais tarde criou o fórum bimby. A partir dai criou-se um ambiente familiar entre os membros do fórum e a partilha de receitas foi enorme. Íamos a blogs, fóruns, livros, documentos espanhóis, copiávamos e traduzíamos as receitas e por fim partilhávamos a receita no fórum. Esta receita é uma das que retirei e traduzi de uma compilação de receitas espanholas para a bimby. O nome original era paté de pimenta verde, mas naquela altura achei que era pimenta em grão verde, não fazia ideia que se vendia pimenta verde em frasco), e acabei por criar outro paté, mas de mistura de pimentas em grão. =)
Paté de Pimentas
Ingredientes:
300 g de fígados de frango
50 g de manteiga
1 1/2 colher de sopa de Vinho do Porto (conhaque ou algo parecido)
1 1/2 colher de sopa de mistura de pimentas
1/2 pacote de natas
300 g de fígados de frango
50 g de manteiga
1 1/2 colher de sopa de Vinho do Porto (conhaque ou algo parecido)
1 1/2 colher de sopa de mistura de pimentas
1/2 pacote de natas
Pimentas em grão para a decoração
1 folha de gelatina incolor
Preparação:
Bimby - Comece por moer a mistura de pimentas num moinho próprio.
Preparação:
Bimby - Comece por moer a mistura de pimentas num moinho próprio.
Coloque no copo a manteiga e os fígados, e programe 6 min, temp. 100º, vel 6. Quando faltarem 2 min e sem parar a bimby, junte a pimenta previamente moída ( por norma guardo um pouco de pimenta em grão para juntar também), o conhaque e o sal. Quando faltarem poucos segundos para parar, junte as natas. Quando parar, mexa bem com a espátula e coloque logo numa terrina, (prove para verificar se tem sal suficiente) alise e deixe esfriar no frigorífico.
Quando estiver frio cobre-se com uma capa de gelatina transparente, ou seja derrete-se a folha de gelatina em pouca água e deixa-se com cuidado por cima do paté. Depois deite grão de pimenta e mexa um pouco para que eles não se "afundem" em demasia.
Quando estiver frio cobre-se com uma capa de gelatina transparente, ou seja derrete-se a folha de gelatina em pouca água e deixa-se com cuidado por cima do paté. Depois deite grão de pimenta e mexa um pouco para que eles não se "afundem" em demasia.
Notas:
A quantidade de sal, pimenta e vinho do porto é muito importante pois vão ser estes os ingredientes que dão o sabor ao paté. Prove sempre antes de guardar no frigorífico pois poderá ter de rectificar os temperos.
Fonte:
A receita original foi retirada de uma compilação de receitas da bimby em espanhol. Infelizmente não diz quem a fez ou quem é o seu autor.
Amiga, esse paté está uma beleza, bonito e bom de certeza
ResponderEliminarUm beijinho a todos
E que bela comunidade se criou e cresceu e cresce e floresce! :)
ResponderEliminarPorque partilhando receitas, amizades e patés a vida sabe muito melhor. :) :)
Beijinho grande.
Tem realmente um aspecto fantastico!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Uma receita com um aspecto óptimo.
ResponderEliminarO fórum é um espectáculo.
Bjs
Ainda bem a que a comunidade cresceu, e que a partilha do dia a dia faz com que cada vez mais hajam amizades verdadeiras.
ResponderEliminarO paté ficou um must :)
Beijinhos
Apesar de n ter bimby, gosto de ver os blogs e adaptar para o modo tradicional... Acho que em muitos casos trata-se de amor pelo culinária e é bonito ver as partilhas. adorei o teu paté. beijos grandes
ResponderEliminarO forum cresceu, cresceu e concerteza que as amizades também.
ResponderEliminarUm paté muito melhor do que aqueles que vemos á venda.
Bjs
Olá, meninas! Que patezinho mais apetitoso! Pra comer com torrada, bolachinha... Hummm... É mesmo perfeito!
ResponderEliminarObrigada pelo recadinho no Chocorango. Dou o maior incentivo para testar as almofadinhas de salsicha. São mesmo deliciosas.
Um beijão
Que pate bem diferente dos que costumo fazer amei o aspecto e já anotei no "meu caderninho" também rsrsrs.
ResponderEliminarBeijos Carolina e Margarida e tenham um bom fim de semana!!
Carolina e Margarida,
ResponderEliminarEste patê parece-me lindamente! Eu que não sou de grandes picantes gosto muito de patê de pimentas. Parece que só já me falta uma bimby. ;)
Bj e bom fim de semana*
Descobri hoje o vosso blog e, para além de ter gostado das receitas, achei os textos uma ternura. Também criei um blog há menos de um mês, com um conjunto de amigas, precisamente devido à necessidade de partilharmos as nossas receitas. Beijinhos para as duas. Ilídia
ResponderEliminarTem um optimo aspecto, deixa chegar o sol e o bom tempo que vai sair este paté de certeza.. obrigada pela partilha. bjinhos
ResponderEliminarUma receita com um aspecto óptimo!
ResponderEliminarSó é pena não poder fazer, porque não tenho uma bimby...
Há um selinho para partilhar lá no meu blog!