sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Hoje a Moira vem jantar -Tarte de Maçã Crocante





Hoje temos uma convidada especial para jantar. Após uma volta pelos blogs a Margarida descobriu este convite e pediu para fazermos uma sobremesa especial para este jantar.

Então fomos ao nosso caderninho de receitas (neste caso o meu, pois o da Margarida ainda está a ser feito) e descobrimos esta maravilhosa tarte da nossa grande amiga guigas. Espero que a Moira do Tertúlia de Sabores goste da receita escolhida. Assim podemos brindar a estes 3 anos de belas e deliciosas receitas.

Acrescentamos só a amêndoa que a receita original não tem. Foi uma pequena contribuição dada pela Margarida a esta receita deliciosa. A primeira modificação de uma receita da minha filhota, digamos que estou orgulhosa!   =)


Tarte de Maçã Crocante

Ingredientes
10 maçãs descascadas e fatiadas
sumo de limão

Açúcar para polvilhar
2 colheres de sopa de canela em pó
5 colheres de sopa de açúcar

Farofa
200 g de farinha de trigo
120 g de manteiga sem sal
160 g de açúcar
100 g de nozes grosseiramente picadas
100 g de amêndoas grosseiramente picadas (acrescentamos à receita original)
1 colher sopa de canela em pó

Preparação
Misture o açúcar e a canela para polvilhar as maçãs

Faça a farofa misturando todos os ingredientes com as mãos. Trabalhe como se fosse uma massa areada, com os dedos. A farofa fica com uma consistência granulada. Reserve.

Retire a casca às maças e corte-as em fatias. Coloque a maçã numa travessa de ir ao forno. Polvilhe com a mistura de canela e açúcar e mexa de forma de todas as fatias de maçã fiquem envolvidas no açúcar. 
Por fim deite a farofa por cima da maçã de forma a que fique toda "escondida".
Leve ao forno médio até que fique dourada.


Nota:
Pode servir acompanhada com uma bola de gelado que combina muito bem

Fonte:
Caderninho de receitas da amiga Guigas

11 comentários:

  1. Eu tenho a certeza que a Moira vai adorar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida e Carolina,
    Já não vou ter o previlégio de ser a primeira a comentar porque a Sandra passou-me à frente e acertou porque eu adorei mesmo :)
    Quero agradecer esta deliciosa sobremesa que só tem ingredientes que eu gosto, assim que puder experimento-a em minha casa, obrigada pela participação, e num destes dias passo por cá outra vez para acompanhar os vossos cozinhados.
    Beijinhos à Mãe e à Filhota

    ResponderEliminar
  3. Adorei a contribuição da Margarida: esta tarte está de encher o olho. E a barriga. :)
    Um beijinho grande para as duas.

    ResponderEliminar
  4. Uau, esta dupla está imbativel,só coisinhas boas,
    adorei esta tarte
    beijinhos às duas

    ResponderEliminar
  5. Que tarte tão deliciosa.

    Beijinhos as duas

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de tarte de maçã,mas como sou a única cá em casa a gostar é dificil ter uma fatia para matar a saudade. a vossa tarte deixou me ainda mais louca de vontade de a comer...


    Bjinhos,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tarte de maçã e o verdadeiro clássico da blogosfera, não é? todos gostam e há mil maneiras de fazer! Muito Outonal! Aposto que a Moira adorou! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Eu conheço essa tarte/crumble e asseguro que é boa.
    Parabéns às cozinheiras!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Para mim tudo o que tenha maçã e canela já ganhou! Esta receita fez-me lembrar o "meu" crumble mas com mais frutos secos.

    ResponderEliminar
  10. adorei o teu blog, tanta coisa boa, aquele bolo de bolacha está de crescer água na boca.

    bjinhos

    já te estou a seguir, visita o meu blog.

    http://ajarquitecta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Adorei o blog!
    Esta tarte de maçã deve ficar maravilhosa!!
    bjs

    ResponderEliminar