sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Tertúlia Virtual de Sabores" - No Reino da Prússia

Quando li post "Ha’ baday tu iu, Ha’ baday tuuuu iuuuuu!" lembrei-me imediatamente do Livro "Chocolate" da Joanne Harris. Primeiro porque gostei bastante de o ler, segundo porque a história remete-nos para muitos cheiros e sabores e por ultimo e mais importante porque as suas personagens são Mãe e Filha =)

Tal como nós as duas criamos este blog, no qual a minha filha desde o verão que me pede esta criação. Esta filha pede à mãe para ficarem naquele lugar.

Foi assim que apareceu este blog e por isso nós as duas nos vamos sentar e partilhar nesta "tertúlia virtual de sabores".

"Iremos com o vento de carnaval. Um vento morno para Fevereiro, carregado dos cheiros quentes e gordos de panquecas e salsichas a fritar e wafers polvilhadas de açúcar e reparadas na chapa quente ali mesmo à beira da estrada, com confetis chuviscando sobre colarinhos e puxos e rolando pelas valetas como um antídoto imbecil ao Inverno. Há uma excitação febril nas multidões alinhadas ao longo da estreita rua principal, de pescoços esticados para verem o carro alegórico coberto de crepe, arrastando fitas e flores de papel. Anouk observa, de olhos arregalados, segurando um balão amarelo numa mão e uma corneta de brincar na outra, entre um saco das compras e um cão castanho triste. (…)
(…) - Vamos ficar? Vamos ficar aqui? - Tenho que lhe lembrar que fale francês, - Mas vamos? Vamos? - Agarra-se à minha camisola. O seu cabelo é um torvelinho de algodão-doce ao vento. (…)
(…) - Vamos ficar? Vamos, mamã? - Puxa-me insistentemente o braço.
- Gosto disto, gosto disto aqui. Vamos ficar?
Seguro-a contra mim e beijo-lhe o cocuruto da cabeça. Cheira a fumo, panqueca frita e roupa de cama quente numa manhã de inverno. Por que não? É um lugar tão bom como outro qualquer.
- Sim, claro - respondo-lhe, a minha boca imersa no seu cabelo. - Claro que ficamos."

Parabéns e muitos anos de vida Reino da Prússia.

3 comentários:

  1. Margarida e Carolina,
    Muito obrigada pela vossa participação! Gosto muito de visitar este blogue escrito a quatro mãos e gostei muito deste livro!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. eu adoro esse livro, alias todos os livro dessa autora..

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida e Carolina,

    em primeiro lugar quero dizer que gostei muito da vossa companhia a saborear o café da minha tia! Obrigado pelas vossas palavras deixadas no meu cantinho. Tal como vocês estou nos meus primeiros passos nestas lides de partilha de saberes e sabores, mas estou a adorar cada segundo. Um pouco pela partilha de receitas, mas muito mais pela generosidade que vou encontrando.
    Em relação ao "Chocolate" não li o livro, mas vi o filme, e foi muito bom recordá-lo convosco.
    Um beijinho
    Marta

    ResponderEliminar