domingo, 1 de maio de 2011

As Férias da Páscoa =)

As nossas férias começaram num fim de semana fantástico, cheio de sol. Fomos para casa de uns amigos em S. Martinho do Porto. Esta praia tem uma baía linda e umas dunas imensas. Fizemos imensas coisas, subimos  as dunas de Salir, fomos a um parque radical, mergulhamos num mar frio mas apetitoso ... Foi uma animação.
Adorei tomar conta e  passear a Francisca no seu carrinho, senti-me uma verdadeira baby sitter. À noite fomos ao tal parque radical em que os baloiços eram uns discos rotativos parecidos com ovnis. Tinha também trampolins, troncos para fazermos equilíbrios,  e "sobe e desce".

Depois deste fim de semana as férias continuaram na quinta dos meus Avós. Os meus primos estavam lá e a melhor amiga da minha mãe também foi lá passar uns dias com a sua família. Apesar do tempo feio que esteve, acho que "piscinámos" quase todos os dias. Foi uma paródia completa...
Eu e o meu primo mais velho ajudámos na cozinha (doces, claro). O Nuno fez uma tarte deliciosa de maçã  e os dois surpreendemos o avô com uma mousse  de chocolate que ele tanto gosta. Os docinhos tinham uma particularidade, eram feitos com ovos caseiros que todos os dias íamos buscar ao galinheiro que o avô construiu. Também vi o avô a matar os franganitos e ajudei a minha avó a depená-los. Aprendi a arranjar as moelas, os fígados, o coração e as patas. Gostei imenso e vou guardar estas lições para sempre.
Fiz pão com a minha mãe e a Sofia, enquanto o meu avô e primo tratavam de aquecer o forno a lenha e grelhar as bifanas. Os pãezinhos crocantes com as bifanas estavam deliciosas e vamos ter de repetir =)
Mas o ponto alto das férias foi ir à feira de Ourém comprar frangos e galinhas. Foi muito giro porque eu e o meu primo Nuno tivemos de escolher os "bichos" e não percebíamos "pevide" do assunto. O que nós queríamos era trazer muito e barato, pois foi com os € que conseguimos juntar nas nossas bancas de sumos. Comprámos cinco frangos e duas galinhas, uma poedeira e outra preta. Os meus avós, o Nuno e eu já combinámos o dia da "frangada" hihi =)

No domingo de Páscoa fui à missa com a minha biza, os meus tios e os meus primos. Quando chegámos terminámos de enfeitar o centro de mesa que a minha avó tinha começado, com os pintainhos e o coelhinho de cartolina que os meus tios trouxeram da Escócia. Eram muito queridos e gostei muito de os construir com a minha tia Catarina  e primo António.
Para o almoço tivemos o tradicional borrego com as batatas, assados no forno a lenha com uns grelos deliciosos da nossa horta. Para sobremesa as amêndoas da avó Zé, que a tia Catarina fez, a delicia folhada e o molotoff.
Este ano fizemos a melhor caça ao ovo  de sempre. Eu e o meu primo é que fizemos as pistas, mas o coelhinho  da Páscoa enganou-nos. Fez uma última pista sem nós dizer nada... Inicialmente a nossa avó leu-nos a primeira indicação que nós fomos seguindo até encontrarmos a quinta pista que nos indicava a mesa dos "Pins". Lá encontrámos o primeiro tesouro que continha chocolates e rebuçados e um código que tínhamos de decifrar. Este mandáva-nos ir ter com as "meninas" do avô. Corremos todos para lá e o meu primo mais pequeno é que foi ao poleiro buscar o cesto. Quando o destapámos encontramos 5 ovos gigantes.
Para terminar em beleza, quando cheguei a casa da minha avó Margarida ainda tive tempo de a ver a acabar o folar de carnes frias. Ainda aprendi a intercalar massa com a carne.



Foram umas férias em grande que ficaram de certeza na minha memória.

Aproveitando que hoje é o dia da MÃE, quero desejar um feliz dia a todas as MÃE que visitam este blog. E um beijinho para a melhor MÃE do universo.  

8 comentários:

  1. Bem.... que férias fantásticas, com muita animação e coisinhas boas.
    Um beijinho para ti e outro para a Mãe, neste dia que é Dela

    ResponderEliminar
  2. Margarida,
    que belas ferias da Pascoa! O bolo de maçã tem um aspecto delicioso! Espero poder ver a receita em breve por aqui!!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    Gostei muito de ler o que escreveste e de te rever nas fotos. Isso é que chamo de umas belas férias em família! Tantas actividades nessa casa tão bonita dos avós ;)
    Um beijo grande para todos aí em casa e para a mãe em especial, hoje é o dia dela.

    ResponderEliminar
  4. Margarida, isso é que foram umas férias em grande!!
    Fiquei com vontade de me juntar a vocês nessa rede.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Margarida que férias tão boas num ambiente tão familiar e cheio de actividades :)

    Beijinho grande para ti e para a Mãe.

    ResponderEliminar
  6. Margarida, umas férias desssas é mesmo para ficar na memória, tiveram tudo de bom.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Dias fixes, gente linda, comida boa :)

    ResponderEliminar
  8. Que férias magnificas!!! Um beijinho :)

    ResponderEliminar